Quarta-feira, 23 de Abril de 2008

Entrevista com a senhora engenheira Aldina Mendes - Fundicalor

Olá a todos!

Finalmente regressamos com novidades!

 

Como havíamos referido em posts anteriores, na passada segunda-feira, 21/04/08, dirigimos-nos à empresa "Fundicalor", que apostou recentemente na Energia geotérmica e aerotérmica, com vista a sermos esclarecidas acerca de alguns dados e informações que necessitamos para a elaboração do relatório final.

Entrevistámos a Sra Engenheira Aldina Mendes a quem agradecemos a disponibilidade. 

Abaixo encontram-se alguns dos excertos da nossa conversação que considerámos mais importantes...

 

 Porque decidiram apostar na energia geotérmica?

"Havia uma previsão, acerca de 3 anos atrás, que as energias existentes, como o caso do gasóleo para combustíveis para produção de aquecimento central, iriam sofrer um aumento de preço, que neste momento estamos todos a sentir. Assim, comecei a investigar no mercado internacional quais eram as alternativas (...)"

"Na altura, consegui encontrar já fabricantes na área da geotermia (...) nós acabámos por acompanhar, estudar mais coisas sobre essas energias(...)"

"(...) após termos feito um estágio na própria fábrica, começámos a fazer também obras aqui em Portugal, na nossa região (aqui no Fundão). É claro que na altura não divulgámos logo, pois queríamos também ter primeiro o feedback  das primeiras obras. Durante todos este tempo, temos estado a acompanhar  os rendimentos da máquina e o consumo, e neste momento, passado 3 anos, já temos um relatório com todos os elementos necessários para dizer que é uma boa aposta, que independentemente de ser um investimento inicial um pouquinho elevado, é um investimento que num prazo de 7 a 10 anos se consegue amortizar (...)"

 

"(...) não só faz o aquecimento central, como faz também o aquecimento da águas para banhos, e também, o arrefecimento da casa no verão, ou seja, é um 3 em 1, para além de também, se quiserem, a própria máquina pode fazer o aquecimento de piscinas, ou seja, é uma vantagem. É claro que quanto maior partido tirarem da máquina, melhor!"

Têm tido procura por parte da população da região? As pessoas apresentam-se receptivas à proposta de instalação de energia geotérmica?

"Temos tido muita procura."

"(...) sabem que indo para outro tipo de alternativas, como a caldeira a gasóleo, vão ter sempre os consumos muito mais elevados do que se tivessem um sistema geotérmico, e é claro que essas situações levam a que as pessoas façam contas e verifiquem qual é o prazo de amortização do investimento. O consumo mensal é um muito reduzido, cerca de 50 a 75% a menos do que uma caldeira a gasóleo."

 

Acha que seria viável a conjugação da energia geotérmica ou da energia aerotérmica com a Arquitectura bioclimática?

Ah, Sim! Como sabem, essa arquitectura conjuga a orientação solar da casa, com a ventilação, etc., por exemplo, a nível da ventilação, existe, em Portugal não se faz isso, mas a nível de ventilação das casas de banho, que é obrigatório, se se fizer uma captação a 3 metros de profundidade dessa tubagem, em vez de irem buscar essa ventilação às fachadas dos edifícios, esse ar entra pela rua, vai a 3 metros de profundidade debaixo da casa e depois sobe para a casa de banho, isto é o suficiente para que no inverno haja uma temperatura amena. Lá está, isto está tudo conjugado com a arquitectura bioclimática. Nós temos estado a trabalhar já com essas arquitecturas, já temos vários clientes que têm apostado na arquitectura bioclimática,  a experiência que nós temos, é que, no inverno, sendo o nosso país bastante soalheiro, temos ganhos quando a arquitectura bioclimática é bem feita. (...) Propriamente no Inverno, visto a amplitude solar ser mais baixa, entra o sol pela casa, ou seja, durante o dia há pouca necessidade de fornecimento de energia térmica pela parte da máquina. Assim, só no final do dia, quando o sol se põe é que temos que garantir aquele aquecimento que foi feito durante o dia, pelos vidros, não baixe e a máquina aí põe-se em funcionamento. É claro que se tivermos um mês, no Inverno, chuvoso, a Arquitectura Bioclimática funciona ao contrário, ou seja, temos perdas térmicas pelas zonas envidraçadas, mas como está considerado que o nosso país no Inverno tem muito sol, não se pode apontar essa situação como uma desvantagem.
Mais para a frente, as energias alternativas vindo a ser desenvolvidas, como o caso da eólica e a fotovoltaica que ainda estão muito embrionárias, vai haver possibilidade de nós próprios podermos instalar um sistema híbrido na nossa casa e fazer autoprodução ou até vender à rede.

Esta entrevista irá dar-nos um contributo bastante grande para explicitarmos o diagnóstico da nossa cidade, no relatório final.

Mais uma vez podemos verificar que as energias renováveis e a sustentabilidade são o futuro. A Arquitectura Bioclimática pode também  apresentar-se ligada a diversas vertentes (também sustentáveis e renováveis) tornando-se a sua conciliação bastante vantajosa.

Até à próxima actualização!

Grupo Alexandra e Marília - "O Fundão e as novas soluções energéticas"

sentimo-nos: cansadas...
publicado por fundaokreativo às 20:38

link do post | favorito
|
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Cursors - Get this CursormyspaceMySpace LayoutsFriendster Layouts

.a tua opinião conta...

Achas que os nossos projectos podem realmente transformar o Fundao numa Cidade Criativa?
Sim
Nao
Talvez
  
pollcode.com free polls

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.queres saber quem somos?

."espreitadelas"...

motos usadas
motos usadas

.spot de reflexão

estusiasmo acima de tudo...

.tags

. todas as tags

.o teu forum...as nossas notícias


.posts recentes

. O nosso trabalho - Menção...

. III Mostra de Ciência

. a chegar ao fim :(

. III Mostra de Ciência e P...

. Dia da Reciclagem no Fund...

. Relatório e poster

. Afastamento dos jovens da...

. Entrevista com a senhora ...

.arquivos

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.links

.o que procuras?

 

.horas de comentar?!..


Get Your Clock at SeekCodes.com
blogs SAPO

.subscrever feeds